Caracterização/Censos
A freguesia de Caíde de Rei ocupa uma área de 6,66 Km2 e tem 2.807 habitantes dos quais 2260 estão inscritos nos cadernos eleitorais e têm como principais atividades económicas o comércio, a construção civil, as serralharias e a indústria de confecções. Há também na freguesia a Quinta dos Ingleses que se dedica à produção de queijo, ovos e vinho, bem como a Casa de Vila Verde que também faz produção de vinho.
A nível de acessibilidades, destaca-se a existência da Estação de Caminho de Ferro de Caíde (Linha do Douro); a travessia pela A11, que conta com um nó de acesso na freguesia, bem como a EN15, a estrada nacional que liga o Porto a Bragança.
No âmbito educacional, Caíde de Rei serve os habitantes da freguesia até ao 9.° ano de escolaridade. Para isso, existe na freguesia um centro escolar (infantário e 1º ciclo) e uma escola EB 2,3 (2º e 3º ciclos). Na área da saúde, a freguesia tem ao dispor da população uma farmácia, uma clínica e um centro de saúde.
Para animar as gentes da freguesia, tanto a nível desportivo como cultural, há em Caíde de Rei várias associações: o Caíde de Rei Sport Club, que milita na 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto, e tem futebol sénior e infantil; a Associação Cultural Recreativa e Desportiva “Aqui Del Rei”, fundamentalmente relacionada com atividades de pesca; a Yoseikan Budo Associação Caíde de Rei, que se foca na prática de artes marciais; o Rancho Folclórico S.Pedro de Caíde de Rei; o Grupo de Bombos "Os Amigos de Caíde de Rei"; a Associação dos Voluntários de Caíde de Rei, que efetua serviços de transporte de doentes não urgentes; a Associação de País da Escola EB 2,3 Caíde de Rei (APAVEL); o Cais Cultural de Caíde de Rei (Albano Moreira da Costa - Associação Cultural) que tornou o antigo cais de mercadorias da estação de Caíde num espaço cultural onde dinamiza várias iniciativas; a Confraria do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei, que promove um doce típico da terra, o Grupo de Cavaquinhos de Caíde de Rei e, recentemente, a Associação Animal "O Cantinho da Zé" que protege animais abandonados.
Como infra-estruturas existentes na freguesia salienta-se o excelente Estádio “Quinta dos ingleses” em sintético, que serve de apoio a toda a atividade relacionada com o desenvolvimento do futebol em Caíde de Rei. Existe também um pavilhão gimnodesportivo ligado à escola EB 2,3 de Caíde de Rei.
O padroeiro da freguesia é o São Pedro, e a ele é feita todos os anos, no fim-de-semana mais próximo do dia 29 de Junho, uma festa que permite o convívio da população no principal largo da freguesia.
A freguesia de Caíde de Rei é constituída pelos seguintes lugares: Almeida, Barreiros, Boavista, Estação, Feira-Nova, Lage, Hortezelo, Lugar Novo, Mouro, Sobreira, Pereiras e Vila Verde.